donderdag 29 mei 2008

praq

10

tem sido umas semanas estranhas. depois de um programa televisivo a revelar a indole dos meus vizinhos do lado em algo que aconteceu na minha casa, tem-me sido dificil por tudo por palavras e depois de falar com tantas pessoas decidi(mos) fechar o assunto nao lhe dando mais importancia e a policia que faca o resto, porque e mesmo caso de policia.

de resto a vida social nao para. a escola e um elo social muito importante neste pais e vivendo eu numa vila contando com 8.950 habitantes as coisas nao podiam ser diferentes.

nao sei se alguma vez aqui o disse, mas ir jantar fora com criancas na holanda e coisa rara para nao dizer tabu. simplesmente nao se levam as criancas a restaurantes. e eu ate compreendo, os restaurantes sao muito caros e nas poucas ocasioes em que se janta fora quer-se tudo menos criancinhas aos gritos e em correrias. no entanto as coisas tendem a mudar e para alem das casas de panquecas comeca a existir mais oferta.

entretida entre listar restaurantes kindvriendelijk (childfriendly) vou experimentando alguns, com mais ou menos sucesso.

no fim de semana passado praq. praq e um restaurante com um novo conceito (dizem eles) e pensado para pais modernos (dizem tambem eles) que nao se querem ver rodeados de disney (afinal as criancas tambem nao e aqui concordo). duas salas, uma com e outra sem criancas (met/zonder kinderen).

totalmente desenhado por designers de interiores da academia de design de eindhooven, o espaco e sem duvida bonito e nada foi deixado ao acaso. uma escolha entre mesas em forma de autocarro, automovel, casa, fogao, um lounge de fatboys e dvd, uma mesa para desenhar e muitos outros moveis desenhados a pensar neles, desde tuneis e mesas puzzle e um mecanismo superengenhoso para as criancas puxarem o autocolismo. o menu tambem e adaptado as criancinhas. agora a experiencia nao sei se um sucesso… e tudo muito para a crianca e realmente nao e nada agradavel comer no meio de tantos gritos. um tiquinho a mais de design somado a uma comida mais ou menos. agora as criancas… essas adoraram

para a proxima outro na minha lista.

5

Praq

9

3

woensdag 7 mei 2008

bloemen (flores)

Tessas kimono

o tempo esta fantastico! parece que so venho aqui mesmo falar do tempo, mas com mais de 220 dias por ano de chuva tantos dias de sol seguidos e mesmo um 'happening". amanha uns bons 25 graus, para mim temperatura maxima que nao sou muito de calores. ja cheira a primavera.

uns tecidos comprados no mercado e a descoberta de uma pagina de moldes e explicacao ilustrada passo a passo o suficiente para pela primeira vez experimentar algo mais do que umas almofadas e tambem porque me entusiasmei depois de a ver com uma das pecas da rita.

achter

zaterdag 3 mei 2008

madrugada

madrugada

madrugada. e o paradiso continua a ser a minha igreja preferida.

paradiso

mais paradiso ontem.

mei vakantie (ferias de maio)

mini ferias. eles tem duas semanas de ferias. as ferias de maio como lhes chamam. primeiro celebra-se o dia da rainha, a 29 de abril com mercado livre e festas em todo o pais, depois o dia da ascensao este ano a calhar a 1 de maio, na segunda 5 de maio, a dia da liberdade com dois minutos de silencio no dia anterior a lembrar as vitimas do holocausto e la mais para o fim da semana, o pentecostes ou pinksteren. depois… depois feriados so la pelo natal.

markt

este ano seleccionou alguns brinquedos e juntou-se a amiguinha que limpou o sotao, para a venda. ganhou sete euros e trouxe dois brinquedos novos (usados) por dois euros, uns patins e um boneco vermelho, afinal a cor preferida. depois foi brincadeira na rua dos jogos tradicionais aqui na vila, desde mugir limonada a uma vaca ate jogar sapos em piscinas e acertar boladas no jip en janneke tudo valeu!

melken

jip & janneke