dinsdag 26 juli 2005

koffie (cafe)

os holandeses vivem a sandes e funcionam a cafe.
beber cafe e um ritual. nao ha empresa em que falte a maquina de cafe, sempre gratis. na funcao publica e normal correrem circulares entre trabalhadores, onde a coisa e levada a serio, a testar a qualidade do produto. em media bebe-se no local de trabalho 4 a 5 baldes de cafe. eu ca gosto das ‘koffiebreaks’ e para ajudar a festa das ‘soupbreaks’.

koffiebreak

o almoco... ai o almoco… o almoco nao e ritual. a sandes e engolida em 30 minutos de pausa.

lunch

9 opmerkingen:

  1. la na minha "escola" temos o koffie break matinal e o da tarde (15-30 minutos cada um) mas tb pausamos para almoco (20-60 min). os holandeses vao de sandes e litradas de leite (as vezes daquele leite azedo que ha ai). eu e' mais restos da noite anterior e/ou uma cup-of-soup ou duas.
    aqui na california come-se melhor mas nada chega ao portugal ...
    'te ja.
    p

    BeantwoordenVerwijderen
  2. It's certain that coffee it's part of a ritual to dutch people. Too bad that tehy still haven't found the charming effect of a short and bombastic expresso - in two years living here i just found some lousy imitations...
    About the break for the sandwich, at least is more healthy than "feijoada" or "cozido a portuguesa", eaten in two hours lunch and always make someone not being able to work decently for the rest of the day.
    Paradise, doesn't exist, but here i fell more close to it...
    Even if sometimes it fells like hell!

    BeantwoordenVerwijderen
  3. conheço quem consiga recusar-se a tal "almoço"... o meu irmão parece que negociou com o chefão poder sair uma hora para comer como gente! :)

    BeantwoordenVerwijderen
  4. tripeiro de roterdão: saberás que não comemos só feijoada ou cozido - eu não de certeza, que nem gosto!

    BeantwoordenVerwijderen
  5. Feijoada e Cozido ao almoço em dias de trabalho??? Só se fôr no Porto, porque raramente se comia disso à hora de almoço em Lisboa.

    Mas por outro lado concordo com o Tripeiro. A comida é mais saudável aqui. Mas ao fim de 4 semanas já não sei que tipo de pão hei-de comer. Se preto, branco, amarelo, com nozes, sem nozes... com Filet American ou com as pastas de atum. É um tédio. Bem que eles podiam fazer sandes mais afrancesadas, como aquelas que vemos em algumas lojas do centro de Amesterdão.

    Quanto ao café. Adoro o café holandês (Dowe and Egberts, claro). Para além de ser bom, é mais social. Quem é que consegue ter uma conversa à volta de uma bica? Só se forem duas ou três, e de seguida ficamos todos a tremer, tal a quantidade de cafeína que bebemos.

    Mas, sinceramente, 30 minutos para almoçar, roça o rídiculo. Uma hora é o ideial.

    BeantwoordenVerwijderen
  6. Felizmente eu tenho o privilégio de ir almoçar todos os dias a casa da minha avó. Essa sandes, pelo amor da santa...

    BeantwoordenVerwijderen
  7. Nunca tive tanta fome como quando passei 15 dias num curso na Holanda, com o tempo todo cronometrado e sem hipótese de ir sequer comprar bolachas. Estávamos em regime de boot camp e o jantar era às 18h30. Havia um núcleo de tugas, espanhóis e franceses que se juntavam numa mesa para comentar selvaticamente os menus. E depois ainda tínhamos sessões de trabalho. Claro que a cerveja também alimenta e sempre nos deitávamos mais confortados :-)
    Na Escócia era quase o mesmo, mas sempre havia uns kebabs para animar a malta. Coragem amiga.
    Quanto ao café, eu gosto de café de balde e de parar para o beber. Na minha casa há uma chaleira e nescafé, que ninguém cá da terra compreende bem.

    BeantwoordenVerwijderen
  8. aaaiii...
    confesso que um almoço desses matava-me...

    é por essas e por outras que me custa pensar em viver noutro país, ihhiihih

    BeantwoordenVerwijderen