dinsdag 10 oktober 2006

baby's zijn voorbij (ja nao ha bebes)

Lars & Tessa

enquanto tudo a minha volta engravida, uns de um primeiro e outros de um segundo (parece que os tempos de filho unico no pt. sao mesmo anos oitenta e que a crise economica ja la vai), aqui em casa ja nao ha bebes!

porque nao ha maes perfeitas e porque as vezes sao preguicosas e porque so mostram mesmo aquilo que querem e porque romantizam os blogs, o meu maior segredo: o L. so ha duas semanas comecou a deixar as fraldas. e antes de pensarem o que quiseram a titulo de justificacao:

i) as pampers sao tao xpto que eles nunca estao molhados e nao se acham sujos;
ii) por aqui nao 'stressam' com cocos e xixis e so comecam a por os miudos no bacio la para os tres anos, sao da opiniao que so quando as criancas se conseguem despir sozinhas, articular frases de mais de duas palavras para dizer ‘ik wil poepen’ e percebem a relacao bacio=xixi, entao estao prontas! eu, que para o que me convem sou muito ‘holandesa’ segui tudo a risca. a por os midos a dormir antes das oito com historinha e dentinho escovado que isso e que aqui interessa, agora o xixi e o coco desde que aconteca antes do quarto aniversario... quero la saber....

voltando ao primeiro paragrafo e agarrando no remate do terceiro, o que me poe a olhar para tras cheia de nostalgia.... o quarto aniversario.... quando oficialmente vao a escola, para o grupo 1.

na sexta-feira vai experimentar a escola dos grandes pela manha, porque sao mesmo grandes, dos 4 aos 12. so a conversa de que os meninos so podem ir para a escola sem fraldas e que o levou a crescer de um dia para o outro. acho que analisando as coisas se calhar estava a a adiar o momento pela preguica (ja disse) e pela tolice.... ja e mais alto do que os 95 centimetros da bancada da cozinha, ja da voltas ao quateirao de radio flyer, ja diz asneiras (ai jesus...) ah... e ja nao usa fraldas.

14 opmerkingen:

  1. cada um com a sua mania, não é?

    se cá se ouvem muitos escandalizados "antigamente os meninos não usavam fralda durante tanto tempo!!!", é quase impensável ver nos nossos lares meninos a deitarem-se às oito...

    do que aprendi com a experiência da I, concluo que fiquei mais "holandesa".

    A I resolveu (ela, sozinha) deixar as fraldas precisamente aos 3. E eu percebi, então, que as tentativas do ano anterior foram precoces. Se tivéssemos prosseguido estou convencida que acabaria por "atinar" com a mesmíssima idade mas com muitas mais chatices até lá!

    Parabéns ao Lars pela conquista!

    BeantwoordenVerwijderen
  2. O filho dos meus vizinhos vai para a cama às 19 h. Se calhar até é bom, assim não ficam com demasiada energia à noite, por causa da TV, do stress dos pais. Eu lembro-me da minha mãe me mandar para a cama às 21h30 e eu achava demasiado cedo :)
    Mas uma coisa é certa, a maioria dos pais citadinos em Portugal ás 20 ainda está no trabalho ou então no trânsito, ou ainda a stressar em algum sítio. Aqui parece-me mais saudável para os miudos.

    Uma prima minha deixou as fraldas aos 4 anos...acho q é o percurso natural de cada míudo que conta :)

    BeantwoordenVerwijderen
  3. cá por casa o piolho maior deita-se às 8h, também :o)

    bravo para o Lars!!

    :o)

    BeantwoordenVerwijderen
  4. buuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaa

    tbm quero um... e não há meio da cegonha o trazer :-(

    ainda compramos casa mais depresa, sniff sniff...

    BeantwoordenVerwijderen
  5. Desde os 18 meses que o pediatra do (meu) L. me falou em começar a metê-lo no bacio. Eu fui atrás e comecei a tentar (lembro bem da minha irmã mais nova ter largado a fralda com ano e meio). O falhanço foi tal, que deixei o assunto por conta das educadoras. Hoje com 27 meses, tenho noção que se ele não pede para ir ao bacio, não é porque não se saiba explicar (lá falar ele fala que se desunha), mas sim porque simplesmente não está preparado, e como eu também não tenho paciência para pegar nele de hora em hora e sentá-lo no bacio/ sanita como está habituado (na creche, opto por ficar quieta até ao dia em que ele me peça para tirar a fralda. Agora sem stresses.

    PS: Se me permites contestar a palavra "preguiçosas", eu preferia usar a expressão "menos stressadas" para este caso. E olha que eu sou preguiçosa. E não posso usar as "pampers" como álibi (hehehe)

    BeantwoordenVerwijderen
  6. "e so comecam a por os miudos no bacio la para os tres anos"

    Mas estou rindo com essa frase! Bacio eu nunca ouvi. E miudos muito menos. Ehehe, ah a nossa língua portuguesa, com certeza!

    Ainda tenho um que não larga a fralda. Mas já vem até mim e diz que está cagado. "Mom, poop, mom, poop". E vão para a cama quando eu vou, porque se vão muito cedo, acordo com as vacas. Não dá.

    Você sumiu. Estava esperando a sua resposta para a troca das revistas.
    Um beijo!

    BeantwoordenVerwijderen
  7. Cada vez mais bonitos...será que os genes Tugas só se vão revelar no feitio. (Estou a brincar, ela é parecida contigo)

    Uma pergunta, eles vão ter que nacionalidade? Dupla, Tuga ou holandesa?

    E um terceiro, waroom niet?

    BeantwoordenVerwijderen
  8. filipe,

    que bom ouvir-te(ler-te)! como e que estas? e ja reabriste o blog? tem estado um calor pavoroso (leia-se 20 graus, o que para esta altura do ano nao e normal).
    obrigada pelos elogios! eles so tem nacionalidade holandesa porque no consulado ninguem me sabia explicar o que fazer para a dupla nacionalidade e assim podem mais tarde escolher a dupla nacionalidade ou nao!
    eu tambem optei por me manter portuguesa e nao pedir a nacionalidade holandesa!
    jinhos e vai dando noticias

    BeantwoordenVerwijderen
  9. Oi Sónia. Criei outro blog:
    www.espressoconspiracy.blogspot.com

    Vai lendo e comentando.
    Como está a nossa Holanda.
    Uma pergunta, conseguias imaginar-te a viver com a tua família em Lisboa?

    Bjos
    fg

    BeantwoordenVerwijderen
  10. Fico contente por falares nesse assunto porque e uma questao que tem andado a massacrar essa minha "cabecita" O meu filhote fez 2 anos sabado passado.Comprei-lhe um penico todo catito ha mais ou menos 2 meses,ainda esta por estreiar(ele sente-se ...2 minutos e levanta-se,nao tem nocao da "coisa "). Acho que vou deixar o tempo guiar as coisas,Nao e a altura certa ,ja. Obrigada por teres lancado essa questao e fico grata pelos comentarios dos teus amigos.Beijos!!!

    BeantwoordenVerwijderen
  11. brigitte,
    antes de mais parabens pelo aniversario do teu filho! os treinos de 'sanita' (porque penico nunca tentamos, acho que deve ir logo ao wc)estao a correr bem, ja nao faz xixi nas calcas agora e so o resto e a noite... com calma la vamos!
    jinhos

    BeantwoordenVerwijderen
  12. Olá, eu tenho uma filha de 2 anos e um filho de dois anos e sete meses, estava preocupada com as fraldas até ler o seu blog! Agora estou mais tranquila, eles que deixem as fraldas quando queiram.
    Carinhos
    Carla - Brasil.

    BeantwoordenVerwijderen
  13. ola, ja nao sei como aqui cheguei mas sei do que falas Sonia e partilho, tambem por terras holandesas, tambem com um rebento, tambem entre fraldas e bacios, e sim partilho que a M. tem o maior prazer em ir descobrindo lentamente com alegres tentativas o prazer de um bacio em detrimento da fralda... e faz tanto sentido que ela leve o seu tempo, o tempo dela! estas sao provavelmente algumas das holandesices que nos atraem e nos mantem por ca.... Bj e vou voltar M.

    BeantwoordenVerwijderen
  14. olà passei por aqui e vi os teus filhotes luso holandeses tao louros :)fiquei quaz surprendida do super poder da genetica holendesa estava a espera de ver ums morenitos :)

    BeantwoordenVerwijderen