woensdag 17 oktober 2007

energielabel (etiqueta energetica)

atrasada para o blog action day, mas depois de ler este post nao podia deixar de o escrever ou melhor mencionar.

a alice toca a meu ver num problema importante a nivel ambiental em portugal e que muito pouco ou nada se fala, o consumo energetico. se eu disser que os meus filhos andam descalcos em casa e de t-shirt quando la fora fazem temperaturas por vezes negativas, nao estou a exagerar e se ainda acrescentar que no inverno tenho mais frio em portugal do que na holanda, o mesmo.

a partir de 1 de janeiro de 2008 todas as casas na holanda ao serem vendidas ou alugadas terao de ter uma chamada etiqueta energetica, o mesmo que todos conhecemos e olhamos quando compramos conscientes um electromestico. a classificacao e a mesma de "a a g". trata-se de um certificado passado depois de uma inspeccao e por uma autoridade competente e que de certo sera de grande influencia no preco fnal da venda ou aluguer.

eu acho a ideia brilhante e acredito que daqui a alguns anos passe a ser obrigatorio a nivel da comunidade europeia, pelo menos assim espero.

5 opmerkingen:

  1. Olá Sónia!

    ia-te escrever por mail, mas não encontrei contacto.

    Pareceu-me importante abordar este assunto, porque ainda acho que a atitude ecológica portuguesa ainda "tapa o sol com a peneira", limitando-se a pequenos actos esporádicos (aos quais não quero tirar valor!).

    Obrigado por teres feito uma menção, já tenho caído aqui algumas vezes.

    bjnhos

    BeantwoordenVerwijderen
  2. Pela primeira vez vou deixar aqui o meu comentário também; energeticamente falando uma camisola tem um custo ambiental bem mais baixo que o aquecimento central ou esquema equivalente que se possa usar mais a norte na Europa. Mais, o clima nacional (português) não tem paralelo com o do Norte da Europa e é um erro comum achar que o que se "faz lá fora" é bom só porque sim. Muitas das medidas nesta área (energia) não fazem qualquer sentido quando descontextualizadas. É importante adequar as medidas ás condições locais. Claro que isso não desculpa a atitude nacional despreocupada. Mas por enquanto as nossas crianças portuguesas ajudam o ambiente mais calçadinhas e vestidas do que as que vivem em climas mais rigorosos.

    De qualquer modo, parabéns pelo blog que gosto muito de ler!

    BeantwoordenVerwijderen
  3. pode-se deixar um comentário 2x neste blog?? Peço desculpa, sónia.

    Percebo o ponto de vista do leitor que deixou o comentário aqui acima, mas ele não está inteiramente correcto. Ou seja, caso em Portugal a construção fosse de qualidade e bem desenhada, com as condições climáticas que temos, provavelmente nem de aquecimento precisaríamos.
    Como isso não acontece, continuamos desconfortáveis e a desperdiçar energia para aquecer casas que não são... "aquecíveis"!

    A ironia está mesmo no facto de que Portugal tem muita coisa a seu favor para ser energeticamente eficiente e sustentável... mas não é!

    No Norte da Europa, o aquecimento e o isolamento é MESMO necessário!

    BeantwoordenVerwijderen
  4. acho que me expressei mal no post e ficou no ar que em portugal se tem frio porque nao ha aquecimento central e eu queria dizer precisamente o que a alice aqui no comentario acima tao bem refere. o mau isolamento das casas e uma perca de oportunidade com um 'tao bom' clima como sempre apregoam os portugueses. casas demasiado frias no inverno e excessivamente quentes no verao. dou um exemplo gritante, tecnico, as famosas torres em vidro. fiquei a conhecer bem a torre norte e alguns laboratorios. ora o que ninguem sabe e o calor infernal que por la se faz e as condicoes precarias que estudantes tem de passar, com ares condicionados a toda a forca a partir de abril ate outubro? as contas sao tao astronmicas que no meu tempo, seis anos atras, desligavam os aparelhos as seis da tarde. o efeito de sauna era indiscritivel e isto numa escola de engenheiros, para mim um escandalo nao falando nas amplitudes termicas de mais de dez graus no terceiro piso do pavilhao de engenharia civil, entre gabinetes com ar condicionado de professores e corredores com claraboias gigantecas de vidro ou material plastico que o valha. e sim... as vezes as coisas ca fora sao melhores e quem ca esta talvez as veja de outra forma.

    BeantwoordenVerwijderen
  5. Olá sónia,

    Percebo bem o que dizes, tenho sempre imenso frio dentro de casa.
    De todo o modo, a certificação energética dos edifícios também vigora desde Julho em Portugal, sendo que só estará totalmente impelentado o sistema em janeiro de 2009. Os moldes parecem-ne semelhantes ao da Holanda.
    Mais informações sobre o assunto, por exemplo em http://www.adene.pt

    Aproveito para dizer que sou leitora assídua, apesar de pouco comentadora.
    Beijinho
    Tânia

    BeantwoordenVerwijderen