donderdag 22 november 2007

desabafo

ler artigos destes lembram-me uma vida que escolhi nao ter. as vezes tenho vergonha do sitio onde nasci e da injustica so digna de pais de terceiro mundo. mas a sorte tambem se procura.

via meia de leite

9 opmerkingen:

  1. esse professor universitário... foi meu professor

    BeantwoordenVerwijderen
  2. já faltou mais...um dia destes também me vou embora.

    BeantwoordenVerwijderen
  3. se ao menos mais gente percebesse isso...

    BeantwoordenVerwijderen
  4. Ai... so' de ler este artigo veio-me um arrepio na espinha e as lagrimas aos olhos... Como e' possivel que Portugal esteja ainda tao atrasado no que respeita os direitos fundamentais das pessoas e dos trabalhadores? E' com profunda tristeza que cada vez mais me convenco de que sera' muito dificil voltar para Portugal!

    BeantwoordenVerwijderen
  5. Se é verdade que essa situação é digna de 3ºmundo, também é verdade que ela só existe porque toda a gente aceita trabalhar nessas condições.

    O queixume é uma realidade. Ter que fazer alguma coisa para mudar isso, é que não. A ideia geral é que ALGUÉM tem que fazer alguma coisa, não sabemos bem quem, mas ALGUÉM tem que mudar isto (desde que não seja eu, claro...).

    Só há uma coisa que eu não aceito, é saírem do país com a deixa de "se tudo fosse diferente, eu tinha ficado, sabem". Eu percebo que queiram sair. Experimentar outra cultura, outro país, outras pessoas, é uma experiência única e enriquecedora. Só não percebo é porque insistem em fazê-lo com um tom de desalento pelo que deixaram. Não precisam dessa desculpa para o fazer, sinceramente.

    Se um dia eu decidir emigrar, podes crer que não vou com o ar tristonho de 'tem de ser'... Vou porque quero coisas novas e pronto. Assumo a responsabilidade da minha decisão, não o levo como uma fatalidade do destino.


    Se realmente querem que isto mude, desculpem lá, mas alguém tem que ficar cá para o fazer!!

    O que me deixa triste, é pessoas da minha idade não lutarem pelos seus direitos, nem terem ponta de criatividade, e sofrerem de uma GRANDE preguiça...
    Conheço MUITA gente que vem com o mesmo discurso, mas têm as piores atitudes possíveis: desleixo, conivência, passividade, enfim...


    É claro, que isto me deixa muito irritada, porque acima de tudo acho que temos que assumir reponsabilidade pelas nossas decisões. Portugal não é feito de um português só não...


    E agora, peço desculpa se escrevi demais, ou se disse alguma coisa menos própria.

    BeantwoordenVerwijderen
  6. Desculpa, mas abusei do teu texto ;)

    BeantwoordenVerwijderen
  7. alice, de modo alguem dizes qualquer coisa ofensiva e concordo em muitos aspectos do que dizes. eu se nao tivesse uma ligacao emotiva talvez nao tivesse saido de portugal. quando trabalhei em lisboa, comecei como qualquer pessoa na minha area a recibos verdes, logo vi que nao era sistema e que as contas tinham de ser pagas por vezes sem ordenado e era angustiante, porque de cedo resolvi morar sozinha e evitar ao maximo o 'paitrocinio'. na altura resolvi as coisas a minha maneira, mudar para uma empresa de engenharia, para um trabalho aborrecido mas com um contracto de trabalho a prazo, bem estva, mas era infeliz e nao realizada no que fazia, um problema de luxo. quando disse ao arquitecto (que afinal me prezava se nunca me ter dito) as razoes que me levavam a sair, nao entendeu, mas o certo e que logo a seguir alguns colegas passaram a receber uma especie de subsidio de ferias (coisa rara em ateliers de arquitectura), afinal valeu a pena abrir a boca.

    mas e como dizes nao e so reclamar mas partir para a accao, como? nao sei.

    eu compreendo perfeitamente que e uma pescadinha de rabo na boca. as entidades patronais preferem os recibos verdes porque os contractados em portugal estao extremamente protegidos e e muito dificil, custoso e moroso despedir alguem memso que por justa causa.

    parece-me que algo esta a comecar a mexer, nos ultimos meses este problema da flexi-(in)seguranca esta a ser badalado. o que e bom. este artigo espelha a realidade de milhares neste pais, para mim a surpresa e indignacao ao descobrir que nao so as 'novas'generacoes, mas tambem pessoas acima dos 40 a terem de se sugeitar a tais practicas.

    eu acho que em portugal reina o conformismo e sempre digo que nao se deve comparar o mau com o muito mau. que a atitude éu estou mal mas aquele esta pior'nao serve a ninguem.

    jinhos e obrigada a todos pelos comentarios.

    BeantwoordenVerwijderen
  8. Sei o que isso é há mais de 4 anos!

    BeantwoordenVerwijderen