donderdag 29 mei 2008

praq

10

tem sido umas semanas estranhas. depois de um programa televisivo a revelar a indole dos meus vizinhos do lado em algo que aconteceu na minha casa, tem-me sido dificil por tudo por palavras e depois de falar com tantas pessoas decidi(mos) fechar o assunto nao lhe dando mais importancia e a policia que faca o resto, porque e mesmo caso de policia.

de resto a vida social nao para. a escola e um elo social muito importante neste pais e vivendo eu numa vila contando com 8.950 habitantes as coisas nao podiam ser diferentes.

nao sei se alguma vez aqui o disse, mas ir jantar fora com criancas na holanda e coisa rara para nao dizer tabu. simplesmente nao se levam as criancas a restaurantes. e eu ate compreendo, os restaurantes sao muito caros e nas poucas ocasioes em que se janta fora quer-se tudo menos criancinhas aos gritos e em correrias. no entanto as coisas tendem a mudar e para alem das casas de panquecas comeca a existir mais oferta.

entretida entre listar restaurantes kindvriendelijk (childfriendly) vou experimentando alguns, com mais ou menos sucesso.

no fim de semana passado praq. praq e um restaurante com um novo conceito (dizem eles) e pensado para pais modernos (dizem tambem eles) que nao se querem ver rodeados de disney (afinal as criancas tambem nao e aqui concordo). duas salas, uma com e outra sem criancas (met/zonder kinderen).

totalmente desenhado por designers de interiores da academia de design de eindhooven, o espaco e sem duvida bonito e nada foi deixado ao acaso. uma escolha entre mesas em forma de autocarro, automovel, casa, fogao, um lounge de fatboys e dvd, uma mesa para desenhar e muitos outros moveis desenhados a pensar neles, desde tuneis e mesas puzzle e um mecanismo superengenhoso para as criancas puxarem o autocolismo. o menu tambem e adaptado as criancinhas. agora a experiencia nao sei se um sucesso… e tudo muito para a crianca e realmente nao e nada agradavel comer no meio de tantos gritos. um tiquinho a mais de design somado a uma comida mais ou menos. agora as criancas… essas adoraram

para a proxima outro na minha lista.

5

Praq

9

3

10 opmerkingen:

  1. fiquei tão curiosa sobre os vizinhos!! mas tão tão curiosa!!!
    acho estranho o conceito do restaurante - no fundo é uma refeição no meio de um parque infantil mas sem a vantagem do arvoredo. a gui adora ir a restaurantes e não se entedia nem corre desalmadamente à volta das mesas. tenho sempre comigo o "kit de entertenimento" para os momentos mais mortos!!!para ela tornou-se um ritual e nunca escolhe os menus infantis -quando os há - e que geralmente se limitam ás massas, batatas fritas, aos douradinhos e afins...vai-se-lhe lendo o menu com dramatização das descrições (aquelas tipo não sei quê em banho de não sei quê perfumada com não sei quantos). Algumas são hilariantes!

    BeantwoordenVerwijderen
  2. querida carla,

    um dia um post mais alargado sobre os vizinhos.

    realmente acho que se devem habituar a ir a restaurantes normais e ponto final...

    no outro experimentei outro e a sala de divertimentos era no andar de cima... um descanso!

    um kit de entertenimento parece-me uma boa!

    jinhos

    BeantwoordenVerwijderen
  3. as vezes parece que vivemos em paises diferentes. palavra que a tua holanda e' mais linda que a minha ...
    estou, como sempre, atolada em prazos, mas a coisa deve acalmar-se para meados de junho. estas por ca nessa altura?
    beijos aos 4, p
    [tb perdi o peter r de vries]

    BeantwoordenVerwijderen
  4. anyway, fabuloso. O conceito e o interior do restaurante. É pena não resultar. Eu também não gosto (nem de levar os meus nem de aturar os dos outros), mas acho que por aqui está por zonas (restaurantes familiares, de casalinhos, de grupos - empresa, de grupos - faculdade). O pior é quando nos enganamos ou quando o ambiente muda sem aviso e nos vemos no meio de grupos de faculdade ou liceu.

    BeantwoordenVerwijderen
  5. pb & m
    o mes de junho inteirinho... combinamos?

    BeantwoordenVerwijderen
  6. :| beeeem...daquilo dos vizinhos não percebi nadinha mas fiquei com medo! :(
    dos restaurantes: que estranho!
    por acaso a minha miúda porta-se bem em restaurantes!! Mas percebo que seja difícil conciliar todas as vontades e interesses, ritmos e necessidades!
    beijinhos!

    BeantwoordenVerwijderen
  7. ai! A história dos vizinhos...sempre se confirma ;)
    O restaurante achei divertido. Para experimentar um dia acho bom...mas tb acho importante eles conhecerem os outros a "sério".
    Beijinhos nossos. No fds passado encontrámos a família "Pombo" na Quinta pedagógica...

    BeantwoordenVerwijderen
  8. aqui vai um dos meus comentarios mordazes, mas nao consigo evitar depois da minha experiência por aí : os holandeses (estou a generalizar, estou a generalizar ...) dizem-se um povo tolerante, eu acho que são SÓ e exclusivamente os campeões do políticamente correcto, e esse "apartheid" com as crianças nos restaurantes revela muita coisa...
    com isto não quero dizer que não haja gente e crianças mal educadas e desagradáveis, mas o conceito de democracia implica tudo isso ...
    também há aleijadinhos que fazem barulhos estranhos nos restaurantes, babam-se etc, o que se deve fazer, uma cela especial para eles ?

    BeantwoordenVerwijderen
  9. sim mordaz.

    uma ida a um restaurante ronda em media os 150 euros e nao me apetece passar o tempo todo a corrigi-los para nao incomodar os outros... e um pouco um contransenso por um lado critico o facto de as criancas nao serem toleradas por outro compreendo... tambem nao me apetece 'levar' com as criancas dos outros, dai que estes restaurantes especiais para criancas sao uma mina de ouro, so vai quem quer...

    o problema e que nao ha tascos nem restaurantes com televisoes aos berros e lampas flurescentes, coisa que tambem abomino. mas em lisboa num bom restaurante tambem nao se vem criancas em correrias.

    agora acho muito injusta essa tua analogia com os deficientes. aqui existem muitas instituicoes e sao autenticas mini vilas com todos os luxos para pessoas menos habilitadas, e olha que sei do que falo que todos os sabados visito uma. nao e anormal ver voluntarios passear grupos de pessoas deficientes em tudo o que sejam parques e proporcionar um dia diferente. em portugal este tipo de pessoas simplesmente nao se vem, onde estao? nos restaurantes?

    BeantwoordenVerwijderen
  10. temos menos deficientes ;-)

    está bem, agora calo-me, que isto é humor negro !

    um abraço !
    gosto de ir lendo as tuas crónicas holandesas !

    BeantwoordenVerwijderen