donderdag 26 januari 2006

moderne land (pais moderno)

kever

gosto de viver num pais dito de moderno. homem casa com homem, mulher com mulher, sou dona do meu utero e com uma assinatura decido que nao quero passar o resto dos meus dias ligada a uma maquina.

deve ser tambem o pais mais seguro do mundo, seguro de ‘assegurado’. seguro de saude com acrescento para dentista, de responsabilidade civil nao va o miudo partir alguma coisa na creche, seguro de incendio e calamidades, meio seguro de vida, seguro do recheio da casa, seguro do carro, seguro de viagem que sempre me esqueco de cancelar, e o mais estranho de todos, um seguro que no futuro ira pagar o meu funeral, ja escolhi a musica e penso nas flores (nem sei como traduzir tal coisa para portugues).

julguem-me louca, mas nao acaba aqui, a juntar aos seguros ha os impostos, o de utilizacao das estradas por trismestre, o dos esgotos, o da recolha do lixo, o do valor pecuniar da casa e as vezes que nao me batem a porta para ver se tenho cao e se ha imposto a pagar! todas as semanas recebo telefonemas para aumentar o valor da reforma e me venderem mais uns quantos seguros, dizem que um que cobre custos de advogado e muito jeitoso. ah… tambem tenho testamento, mas por uma razao pratica e pela falta de padrinhos, se acontecer alguma coisa a quem e que fica a guarda dos miudos. tudo muito asseguradinho.

o melhor e nao fazer contas a vida. depois sinto-me mesmo crescida, assim precavida para a desgraca. uma modernice.

um pais onde a velocidade nas autoestradas caminha para os 80 e nas vilas para os 30. nao por razoes de seguranca, nao para evitar as filas, mas por razoes ambientais. e porque gosto mesmo de papelada, nada como tres multas de uma so vez. duas de estacionamento e uma por excesso de velocidade, 54 km/h onde se pode andar a 50… gosto mesmo de viver num pais moderno.

13 opmerkingen:

  1. eu tb gosto das "modernidades" mas embirro bue com seguros. ou melhor, com as seguradoras que exploram uma idea que de base e' boa para se tornarem money-making-machines impiedosas. enfim, um dos meus "odios" de estimacao.

    bute combinar coisas? a mariza aqui no burgo?

    [o m tb coleciona multas]

    BeantwoordenVerwijderen
  2. Pois por aqui tb ha quase esses seguros todos e impostos é melhor nao falar....o do cão não ha ca !!! que raio de imposto é porq os franceses ainda não se lembraram....as multas estão a ter um enorme sucesso aqui tb embora a velocidade na autoestrada seja de 130km/hora à sempre um para andar a 140....

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Sónia, às vezes deve ser melhor sentr que se vive num país onde há todas essas modernices do que noutro (como Portugal) onde é o descalabro total! ;)
    Jinhos

    BeantwoordenVerwijderen
  4. Eu caí na tentação de fazer um seguro de viagem.

    A menina do banco, simpática, loira e de olhos azuis perguntou-me se eu viajava muito (confesso que por momentos ainda pensei que ela me iria propôr uma ida as inanarráveis Antilhas Holandesas, mas depois, quando a moça se levantou da cadeira, percebi que o meu 1.70m não chegavam para os seus 1.90m e esqueci o hipotético convite).

    Voltando ao assunto, disse que viajava, umas 5 a 6 vezes por ano (Será isto viajar muito?), pensei no meu iBook branquinho perdido algures na Portela ou em Schiphol, e assinei o papel do seguro. Acho que me arrependi passados 5 minutos. Agora vou cancelar, e, BURRO! Pelo menos 3 meses tenho que pagar.

    E fiquei com a sensação que pelo menos o ABN Amro Bank tem um marketing dirigido a Latinos! Basta colocar uma loira à nossa frente que não conseguimos dizer não. Sou tão básico!

    BeantwoordenVerwijderen
  5. O mundo ao contrário27 jan 2006, 10:54:00

    obrigado... vou ao medico na terça feira e vou tentar saber se é um feijao ou uma feijoca.. fico entao à espera das tuas coisinhas...

    beijos para todos

    BeantwoordenVerwijderen
  6. Ik vind het zo jammer dat ik je weblog niet kan lezen (nou ja, alleen de titels dan :))!

    Maar je maakt in ieder geval mooie foto's!!

    BeantwoordenVerwijderen
  7. Às vezes apetece-me emigrar... para um país onde o civismo, os códigos sociais e as regras sejam cumpridas!Portugal está anos luz dessa qualidade de vida...snif!

    BeantwoordenVerwijderen
  8. mirre,
    wie weet een van deze dagen probeer ik in het nederlands te schrijven...
    groetjes

    BeantwoordenVerwijderen
  9. Não será a primeira q se casou com 1 holandês...(ideia peregrina?!)
    ...que o que tem de bom morar na Holanda será mesmo a segurança social e outros q tais...
    quanto às velocidades, não contam com as bicicletas pois não?:)))))

    mas enfim...
    por aqui(portugal)tb há coisas boas...claro
    tb gostava de ter o meu funeral seguro:) mas não.
    ainda reina o conceito: "o pé de meia" - que não é sujeiro a comição nem alíneas, em letra pequena, que nos tiram direitos...

    jantares às cinco da tarde, não faz o meu género:))))

    mas tudo bem...
    nada como fundir as duas culturas, em algo melhor...

    BeantwoordenVerwijderen
  10. Bem ...fiquei tão entusiasmada c/ o teu blog!
    Os teus filhotes são um espectáculo!
    Claro q estas num pais maravilhoso, principalmente com um ritmo humano ...é tão bom perceber como estas bem!
    Um grande e imenso abraço,
    ARuna

    BeantwoordenVerwijderen
  11. Hoi!
    Pois é... Eu já vivi em Amsterdam e trabalhei em den Haag ( o meu colega no atelier era aí de Utrecht) e tenho imensas saudades desse tempo... Ás vezes arrependo-me de ter voltado, mas depois olho lá para fora para esta luz fantástica e...
    Gostei muito de te encontrar no flickr!
    Tot zo
    kusjes
    Cristina

    BeantwoordenVerwijderen