zondag 10 september 2006

voorlezen (ler)

voorlezen

iniciamos com ela o mesmo ritual que com ele a mesma a idade, ler livros antes de dormir (foto nao exemplificativa)

porque achamos que ritmo e essencial, porque achamos que quando vem cansados da creche tem tomar banho, comer, escovar os dentes, ler a historinha e dormir, sempre por esta ordem e de preferencia antes das oito (uma hora mais tarde do que a media das criancas holandesas , jantar as seis, cama as sete).

isto para dizer que o livrinho, de figuras e palavras para apontar, foi uma surpresa. acho que e por ser a irma mais nova, mas o vocabulario e maior do que o do irmao aos dois anos e meio. assim a laia de registo, que e para isso que este blogue serve e para mais tarde (re)lembrar, por enquanto so em holandes:

mama, papa, larsje (diminutivo de lars), jelle (nome do primo), ijs (gelado), wuf wuf (cao), poes (gato), kip (galinha), eten (comer), appel (maca, utiliza para tudo o que e vegetal), bal (bola) e claro rumo (palavra inventada pelo irmao para dizer sumo e que ninguem o entende).

6 opmerkingen:

  1. Ik snap er geen snars van, wat je allemaal schrijft, maar je foto spreekt boekdelen. Zó lief :-)

    Goede muziek staat er trouwens in je menukantlijn. Beck, Air... dat zijn inderdaad aanraders.

    Je hebt sowieso een leuke smaak vind ik, te oordelen naar al je foto's.

    BeantwoordenVerwijderen
  2. Obrigado pelo apoio no meu ex blog. Está a ser difícil. E quando se volta ao local do crime e se tem a certeza que é lá que queremos ser feliz...ui, dói bastante. Muito mesmo.
    Obrigado

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Gosto muito de ver o teu blog.
    Tens dois lourinhos lindos!
    Bem haja o vosso habito de lerem histórias aos vossos filhos.
    O meu pai li-a para mim, embora não tivesse ele habito de o fazer para si próprio. E deram-me livros muito antes de eu saber os ler. Mas assim cultivaram o meu prazer em ler.

    BeantwoordenVerwijderen
  4. Nao sei bem como, mas ha mais ou menos 1 mes descobri o teu blog por casualidade, e a primeira vez que me interesso por alguem fora do meu mundo fisico.Li tudo por interesse dos teus comentarios ,pelas mais pequeninas coisas do dia a dia, pelos sites da tua preferencia e sobretudo pelos craft.Temos varios pontos em comun um deles e estar-mos ambas na Holanda.Beijos a ti e a tua familia.Eu por ca fico a espera de mais e mais palavras tuas...continua.

    BeantwoordenVerwijderen
  5. brigitte,

    escreve mais. onde estas? gosto sempre de encontrar portugueses por estes lados!

    BeantwoordenVerwijderen
  6. É de facto um hábito abençoado, o da leitura. Eu leio pouco e tenho pena de não me interessar muito. Já o meu rebento adora histórias e livros desde muito cedo. É mesmo dele, e ainda bem! :)

    PS: Não fazia ideia que se deitavam tão cedo por essas bandas, caramba!?

    BeantwoordenVerwijderen