donderdag 31 januari 2008

bulgaria's abandoned children

nao e como gostaria de comecar o ano neste blog depois de uma pausa mais ou menos pensada, mas por uma vez usar o meio para algo que acho que devera ser divulgado e nao falar apenas de como bela e a minha vida e lindas as minhas criancas e como deveriamos poupar em sacos de plastico para salvar o mundo, bullshit… estou zangada, porque ha muito mais alem disso, porque o mundo e maior do que o meu quintal cheio de hortensias, porque nao podia deixar de passar, porque mais uma vez… estou zangada, por sem duvida ser um dos documentarios mais chocantes que alguma vez vi, pelo seu conteudo e tematica, por se tratarem de criancas e por o cenario ser um pais pertencente a comunidade europeia, a bulgaria.

o documentario: da bbc, por kate blewett, no uk transmitido a 14 novembro, ontem transmitido nas terras baixas. bulgaria's Abandoned Children. 1 hora e 28 minutos de incredibilidade, uma peticao e a crenca de que apenas pressao politica ajudara. amanha o ministro dos negocios estrangeiros holandes ira com o seu homologo bulgaro visitar o orfanato. para nao falar na indignacao do povo no reino unido. uma adenda, o governo bulgaro deixou filmar este orfanato por o considerar modelo.

para ver e divulgar, aqui o documentario e a campanha (the campaign for bulgaria's abandoned children).

obrigada

17 opmerkingen:

  1. :(

    De facto, Sónia, o mundo é muito mais do que os nossos quintaizinhos onde a vida parece ser feliz. E, lá fora, as coisas são quase sempre negras e muito tristes.

    Chocante, sem dúvida alguma!... :(
    Sim, por serem crianças indefesas e por se passar num país da UE (onde, supostamente, há direitos humanos e liberdades, ao contrário, por exemplo da China, da Rússia ou do Irão, não é?!).

    Infelizmente, não é só na Bulgária que os "atropelos" à dignidade humana acontecem!...
    Tantos outros países da UE onde isso sucede!
    A começar por Portugal, onde os idosos são abandonados nos hospitais pela própria família, sem que o Estado faça o que quer que seja...
    Onde os animais nem sequer têm direitos e continuam, impunemente, a ser abandonados e tratados como lixo...
    And so on and so on!

    Não, de facto, o mundo à nossa volta não é um sítio bonito para se viver.
    Mas cabe-nos a nós, para além de embelezarmos os nossos quintaizinhos, embelezarmos também e alterarmos alguma coisa naquilo que nos rodeia.

    Muito obrigada pela partilha desta realidade que (também eu) desconhecia!

    Bjs

    BeantwoordenVerwijderen
  2. ainda nem sei bem o que dizer. Estou a pensar. Mas vi. Beijinho.

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Vi a reportagem parece inacreditavel,tanta tristeza,tanta falta de tudo.Desculpem-me o termo que me doi escreve-lo -lixo humano-.sec.21 em plena Europa.Nao sei o que dizer mais.

    BeantwoordenVerwijderen
  4. não vi a reportagem, sónia. Tentei mas ao fim dos dois primeiros minutos desisti. Recordou-me as imagens da Roménia, lembras-te? Não tenho estrutura emocional para conseguir observar isto na televisão e dpois ir à minha vida. Perturba-me e faz-me muito mais do que tirar-me o sono. e para agravar convivo profissionalmente com situações muito semlhantes e chega-se a um ponto que já só suportamos Guilmore girls e afins porque precisamos de uma pausa fútil para redescobrir algum equilibrio. Mas divulguei o link no forum de adopção internacional a que pertenço que está cheio de gente bonita que passa muito pouco tempo a olhar para o umbigo.

    BeantwoordenVerwijderen
  5. a critica era a mim propria e de como me senti futil com o conteudo do meu blog naquele dia. nao opino muito neste espaco sobre as minhas ideias nem procuro seguidores. so quiz usar uma vez este blog para divulgar algo que me chocou, porque nunca o faco, porque nao me sinto a vontade nesse papel e aqui a prova de que nao o deva mais fazer porque logo criticada. longe de mim criticar quem nao o faca. o texto era pessoal e dirigido a mim, ja o disse. mal interpretada, mas nao mudo nenhuma virgula, por principio.

    hoje a prova de como o espaco na internet e perigoso. tenho pena e estou decepcionada!

    BeantwoordenVerwijderen
  6. Sonia,

    Quando li uma segunda vez o teu poste foi quando eu que percebi que estavas a falar de ti própria e não julgar ninguem!

    Peço desculpa.

    Mary

    BeantwoordenVerwijderen
  7. Yes, I now understand that is was a criticism to you personally but in this case it was language that caused me to misunderstand you and me to a pass a quick judgement, which was wrong!

    I don´t think you should become discouraged by this at all. And I can understand that you are disappointed in me as a person even though we have never met before and yes there is the danger of the internet isn´t it.



    Mary

    BeantwoordenVerwijderen
  8. compreendo e aceito as desculpas.

    BeantwoordenVerwijderen
  9. e mais... como e que podia criticar outros blogs (os que leio e me lem so podem ser os portugueses) por nao divulgarem algo que desconhecem, que passou somente na televisao holandesa e no reino unido?

    mas percebo onde esta o problema... na analogia dos sacos de plastico e possivel associacao. ou temos vistas curtas ou o nosso mundo e mesmo um quintal.

    BeantwoordenVerwijderen
  10. Oii sonia, amo ler seus pots..
    só queria passar pra deixar um beijo e dizer parabens pelo blog.
    Se quizer fazer uma parceiria para divulgar os blog (meu e o seu)comenta lá no meu.
    é
    http://blog.tami.zip.net/
    desde já Obrigada

    BeantwoordenVerwijderen
  11. Sónia estou ainda em choque e perplexa sem palavras, mas agradeço o facto de partilhares este documentário

    BeantwoordenVerwijderen
  12. Obrigada Sónia pela partilha. Tocou-me profundamente. Tanta falta de abraços e carinho....

    Obrigada

    BeantwoordenVerwijderen
  13. Obrigasa Sónia por este post e pelo link que deixaste no meu blog. Estou de coração apertado e vou divulgar também.
    Um grande abraço cheio de sol!

    BeantwoordenVerwijderen
  14. Sónia, só hoje aqui regressei... Espero que não tenhas interpretado mal o meu comentário ao teu post, ok?!
    Não quis julgar ninguém, nem criticar o que escreveste (não sei se era comigo esse teu comentário).
    O que quis dizer é que, de facto, o mundo não é, actualmente, um bom lugar para se viver... e que, todos nós, o deveríamos tentar mudar, naquilo que está ao nosso alcance... como, por exemplo, bem fizeste, através da divulgação deste video.
    Bjs e bom fds

    BeantwoordenVerwijderen
  15. Cara Sónia,

    Tenho o teu blog na minha listagem e de vez em quando gosto de passar por aqui. Penso que os blogs pessoais, quando bem feitos como o teu, podem sem muito interessantes para conhecer um pouco da vida normal em lugares longe daqueles em que vivemos.
    Desta vez fiquei surpreendido com o assunto que divulgaste. Um clic no documentário apenas com intenção de ver alguns minutos, para perceber do que se tratava. Fiquei, ou melhor, ficámos serão adentro, eu e a minha mulher, petrificados durante a hora e meia do filme, incapazes de deixar de ver aquela realidade tremenda que também te impressionou.

    É natural sentirmo-nos desalentados, incapazes, perante casos destes. O nosso pequeno Portugal também não é alheio a casos sociais graves, mas a dimensão do que ali se retrata é realmente pouco comum. E no entanto, no meio de tanto desalento, parecem existir razões para a esperança mesmo no meio de um drama tão aparentemente irresolúvel.

    Como poderás ver nas notícias do site da campanha (http://www.tbact.org/), em apenas alguns meses deram-se desenvolvimentos impressionantes naquele lugar. O assunto mobiliza já a Unicef, agências não governamentais, e o filme será exposto no Parlamento Europeu no início de Março. Em Mogilino ocorreram alterações muito importantes – uma nova direcção, novos profissionais, acompanhamento médico a todas as crianças, um novo enquadramento de apoio psicológico, etc. Um verdadeiro milagre. E o caso está a tornar-se de dimensão nacional na Bulgária, onde já ocorreu uma manifestação na capital, Sofia, motivada pela denúncia desta situação.

    E em parte o que torna possível um milagre destes é também a capacidade de divulgação em rede e a rápida resposta global que consegue motivar. Por isso as pequenas ajudas também contam, em apoio directo e na divulgação, como fizeste.

    Deixamos-te assim o agradecimento pelo post e um abraço amigo deste cantinho do sul da Europa.

    BeantwoordenVerwijderen
  16. daniel,

    tambem tenho acompanhado a pagina da campanha e na semana passada vi imagens da visita do secretario de estado holandes (nao era ministro) ao orfanato e a diferenca era notoria. havia cores nas paredes, as criancas tinham brinquedos didacticos, roupas, eram ajudadas no duche por pessoas do mesmo sexo, a dieta mudou, um nutriciosnista visita o orfanato uma vez por mes e as criancas comem em pratos de porcelana. a equipa nao foi totalmente despedida, afinal algumas pessoas eram capazes o que mudou foi a direccao e a capacidade tecnica. as criancas sao agora acompanhadas por pessoas habilitadas.

    parece que o problema, a par de outros paises do ex bloco sovietico, passa pelas mentalidades. em que as criancas a nascenca por vezes com minimas deficiencias, apenas cegas ou surdas, eram imediatamente institucionalizadas. todo o processo, agora, passa por uma mudanca do sistema e pede-se mais informacao e ajuda aos pais.

    obrigada por comentares!

    jinhos

    BeantwoordenVerwijderen
  17. Sónia, fico contente de saber que alguma coisa parece estar a mudar graças a este documentário e a todas as pessoas que ajudaram na sua divulgação (incluindo tu)!
    As mentalidades nos países do leste europeu são, de facto, muito diferentes... a tal "institucionalização" de que falas... mas esperemos que possam ir mudando!
    Bjs
    P.S - Muito obrigada pelo teu comentário no meu blog (afinal, não era nada comigo, e percebi mal ;)

    BeantwoordenVerwijderen