zondag 4 december 2005

pakjesavond (noite dos presentes)

antecipou-se uma noite, mas por ser domingo da mais jeito.

foi generoso, percebeu a mensagem e nao exagerou, um saco de presentes para as criancas, um fondue chines, uma tesoura de podar e um kill bill 1 e 2 colado a um poema do proprio santo.

o que eu mais gostei foi, pela primeira vez ve-lo a acreditar. a assustar-se quando o zwart piet, personalizado pela mao da avo, bateu na janela,cada 'ahhh' que esclamou a cada presente.

um natal antecipado e como deveria ser, so para as criancas. e o melhor… e estarmos despachados que aqui no natal nao se da prendas. reune-se a familia para comer. e como se come!

a arvore de natal so pode entrar em casa depois do sinterklaas, tarefa do proximo fim de semana, e desaparece logo a 27. ca em casa fazemos a espanhola e deixamos ficar ate 6 de janeiro.

quanto ao pai natal nao existe. e se algum dia me perguntarem conto-lhes a verdade. o pai natal e uma copia. mais ou menos assim:

‘new york, ou melhor nieuw amsterdam e fundada por holandeses e uma das tradicoes que trazem e a de festejar o sinterklaas. a troca com os ingleses de nieuw amsterdam por aquilo a que hoje chamam as antilhas holandesas (grandes parvos!) e a dificil pronunciacao degenera o nome em ‘santa claus’. da-se a reforma da igreja, mas o santo ja era tao popular que simplesmente juntam a sua celebracao com a celebracao do nascimento de jesus. depois muito mais tarde vem a marca de refrigerantes mais popular do mundo, nao contente com o styling do senhor e tranforma-o na caricatura que todos nos conhecemos.’

fora o pai natal. viva o sinterklaas.

4 opmerkingen:

  1. não fazia ideia que por aí a troca de presentes é só no sinterklass... e só para crianças.... muito mais engraçado de facto...
    por cá entramos em grande na loucura consumista... :))

    BeantwoordenVerwijderen
  2. eu acho que não é coincidência ter-mos escrito um post sobre o mesmo assunto, mais ou menos no mesmo dia!!!:-) Acho fascinante as tradições da época dos países do Norte e dado ter-mos por via do casamento "elementos" na familia que são Alemães e que muito em breve (esperemos) que também produzam rebentos achei por bem introduzir a minha filha nestas tradições para um dia as vivenciar em conjunto com os primos! Mas há mais uma tradição que eu acho amorosissima mas não sei como misturá-la com isto tudo: em Espanha os meninos só recebem as prendas no dia de reis - porque foram na realidade os reis magos quem ofereceram as prendas ao menino jesus - como tal, não no dia em que ele nasceu mas qd eles finalmente lá chegaram. e por isso as crianças deixam aveia nos sapatinhos, para que os camelos se alimentem antes de partirem para a viagem de regresso. eu acho isto lindo!!!! MAs se juntar-mos isto ao dia de NAtal, é prenda a mais!!!!

    BeantwoordenVerwijderen
  3. ok, ok. tb não gosto do excesso de consumismo e tal e tal.
    e é óptimo saber a raiz destas coisas (obrigada!).
    mas eu cá gosto é de todos a abrir as prendas no dia 25!! :)

    beijos

    BeantwoordenVerwijderen
  4. apoio a ideia. SinterKlaas é tradição, Santa Claus é comércio. Viva o SinterKlaas e os seus Zwaarte Piets!!!

    BeantwoordenVerwijderen