zaterdag 16 juni 2007

vienna

wienerberger city

vienna. cinco dias, sem familia com 26 colegas. de projecto em projecto, sem hundertwasser que nao tem merito no mundo elitista dos arquitectos, pelos menos dos holandeses. por pouco vinha embora sem ver o centro nao fosse o domingo livre.

a imagem que tinha de viena, a de uma cidade limpa e muito ordenada mudou, mas nao piorou. em noventa e cinco de mochila as costas desde lisboa, desta vez vinda de uma holanda demais ordenada. achei-a parecida com o meu sul, nas cores, no ceu, na cultura dos cafes e pelo facto de as quatro da madrugada as ruas ainda repletas de noctivagos e autocarros (?).

interessante fazer turismo de arquitectura. quem ve o centro de viena e toda a sua monumentalidade so pensa num pais rico, mas nada mais errado, viena e uma cidade muito social. desde os finais dos anos 20 com os mega empreendimentos de habitacao social, o maior o karl marx hof, ainda hoje com mais qualidade que muito suburbio portugues. todos os projectos visitados de habitacao social, alguns com jardins e piscinas privadas a rendas de 6 euros o metro quadrado. os holandeses de queixo caido, afinal e possivel fazer boa arquitectura a baixo custo. eu mudo-me ja, a falta de inquilinos para o edificio de zaha hadid.

um voo atrasado devido a chuvas torrenciais sobre o danubio, chego a holanda, tempo de apanhar o ultimo comboio, o das dez depois da meia-noite, uma estacao deserta, um taxi que feitas as contas ganha a hora o que eu ganho num dia, e o sentimento estranho, devia ser casa, mas essa nao sei onde fica. quer dizer sei... mas devia poder transporta-la. as saudades demais e so poder ve-los dormir. ganharam uma pista para os berlindes e chocolates do mozart pois claro.

mais foto's.

6 opmerkingen:

  1. Gosto de fazer uma visita ao teu blog, além de se viajar para outro país com habitos e cultura diferentes, respira-se arquitectura :)

    BeantwoordenVerwijderen
  2. "e o sentimento estranho, devia ser casa, mas essa nao sei onde fica"

    Como te compreendo :).

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Quando será que alguém investe em arquitectura em África ? noutro dia, com as chuvas torrenciais até feridos houve dentro das "casas". Não admira que esta gente prefira arriscar a vida a afogar-se num barco para chegar à Europa ...
    A arquitectura na Europa está-se a tornar esquizofrénica, bela mas esquizofrénica ...

    BeantwoordenVerwijderen
  4. Gosto sempre de dar uma vista de olhos pelo seu blog, que descobri através do blog da ana ventura. De vez em quando deixo post.
    Gosto muito da forma como vê as coisas de forma realista e imperfeita. Tal como a vida.
    Continue a esccrever
    Sónia Bastos

    BeantwoordenVerwijderen
  5. olá menina...

    acabadinho de regressar de Portugal onde estive 2 semanas, ainda te enviei mail sobre o o cafézinho, mas não respondeste e passou :-)

    adorei a cidade de Vienna, adorei de tudo, das pessoas, das montras, dos edifícios, dos transportes públicos, de tudo!

    :-)

    BeantwoordenVerwijderen
  6. vou a viena em outubro
    de-me sugestoes
    o que pensa sobre esta ideia de arquitectura esquisofrenica
    pareceu-me uma ideia para reflectir
    sugiro-lhe o filme waiting for europe de christine reeh
    no idfa este ano passa outro filme dela ,paraiso em lugar nenhum.
    esta nos 20 mais votados no idfa top 20

    ela tambem da uma imagem de madrid com uma arquitectura esquisofrenica
    o que pensa disso
    como tudo se reflecte na arquitectura
    gosto da sua filosofia-arquitectura

    BeantwoordenVerwijderen