woensdag 9 november 2005

artsen (medicos)

ir ao medico e como ir ao cabeleireiro, nunca saio de la satisfeita.

no outro dia fui ao medico. o sistema de saude aqui e diferente. seguros privados. eficiencia. as consultas sao cobradas aos 15 minutos. quanto mais rapido melhor. nao gosto destes medicos. entramos, estendem-nos secamente a mao e quase que ficam de porta aberta a espera de nos ver sair novamente.

chego a horas. um paciente antes de mim. tempo para uma maireclaire bem gorda. folheio tres paginas e sou chamada. ja? o outro ficou la dentro o que? 2 minutos? ja sei que e assim… em casa faco uma lista de queixas, com os termos certos nao va nao encontrar palavras a meio da consulta. leio e releio, a lista, que saca-la a meio da consulta parece mal. comeco com o meu rol de queixas sem nunca conseguir acabar uma frase. avia-me receita para as migraines e quanto ao resto e tudo normal. 5 minutos depois esqueci-me de dizer que estou esquecida com laivos para a depressao, que fui picada por uma vespa e que o ferrao ainda se encontra no meu dedo. mais uma vez nao me ouviu e a lista nao serviu para nada.

nao me interpretem mal, a medica ate e boa, que aqui na vila ha bem piores. eu ate simpatizo, quando a T. nasceu foi la a casa e gostou da decoracao.

a minha primeira experiencia com medicos neste pais tambem nao foi das melhores. ja tive tres diferentes. gravida. o que se faz ? vai-se ao medico de familia, que aqui nao se pode ir directamente aos especialistas. muito espantada pergunta-me se a gravidez e desejada… eu bufo. sabia la eu que neste pais e a parteira que nos vale, que ginecologista so nas aflicoes!

quando o L. caiu das escadas do sotao de cabeca, tambem la fui. a minha sogra estava de visita achou-me completamente descontrolada e nao me queria deixar ir. estes holandeses! o miudo ali a desfalecer-me nos bracos com uma madeixa de cabelo colada a parede. eu queria era uma ambulancia e hospital. depois de alguns berros, la fomos. a medica nem puxou de uma cadeira para me sentar, abanou-o olhou para a ferida e nao passou betadine. acorda-lo de duas em duas horas a noite e se nao reagir ir para o hospital. raar maar waar!

a minha colega diz que com ela sempre o mesmo, que so foi levada a serio quando levou o namorado, grande, militar e fardado. talvez lho peca emprestado para a proxima.

nota bene: isto porque hoje ouvi na radio que os medicos de familia holandeses sao dos mais bem pagos na europa. pudera!

14 opmerkingen:

  1. Hello, in my opinion you have a super nice blog here.

    I've already bookmarked you. I have a french kissing site/blog. Mostly contains french kissing related topics.

    You're welcome to check it out if you want. I have a blog that you may also like... My friend would really like this blog so I think I'll tell him. (is that okay?)

    Have a great day ~

    BeantwoordenVerwijderen
  2. olha ... don't even get me started no assunto "medicos na holanda".
    fica MUITO bem!

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Que stress!!! Será que nós é que somos exagerados??
    beijinhos

    BeantwoordenVerwijderen
  4. olá!

    sim, escapam-me umas palavras em holandês porque cá estou, até fevereiro, em groningen. aliás, acho que este fim de semana vamos passar aí por utrecht :)

    beijocas!
    ana

    BeantwoordenVerwijderen
  5. Humm, também sofro desses males de que te queixas (excepto a picada da vespa). Ainda não fui ao médico. Temo que cá o mal seja exactamente o contrário: alarmismo desnecessário e toneladas de medicamentos.

    As melhoras e um beijinho! :)

    BeantwoordenVerwijderen
  6. sim, cada vez que me lembro da minha visita ao médico... eu ate nao concordo com o sistema em Portugal, mas isto aqui é um extremo!!! felizmente ainda nao tive nada assim mesmo grave, e qdo vou a pt aproveito p fazer algumas revisões, mas com filhos isso ja não é possivel...
    o que te deve ajudar, ainda, é o facto de o teu marido ser holandes, deve deitar alguma agua na fervura...
    as melhoras :-)

    BeantwoordenVerwijderen
  7. Será que ainda vou a tempo de me tornar um?... E aviar pacientes como quem avia clientes na merceria!! Eles é q a sabem toda...

    BeantwoordenVerwijderen
  8. obrigada! Muito obrigada! Subitamente olho com um certo prazer para as visitas habituais ao Centro de Saúde local!!! Eu só espero que a Bélgica flamenga não tenha herdado essas caracteristicas... é que corro o risco de ter que me mudar para lá.... brrrrrrrrrr!

    BeantwoordenVerwijderen
  9. Estupidamente acontece-me isso quando vou aos médicos. Tenho de escrever uma lista e acho q mesmo assim nunca falo de tudo.
    Estupidamente também acho q "eles" me despacham enquanto o paciente anterior esteve lá horas!
    Sim ao contrario daí, Dá tempo de ler quase os Maias ou algo do genero!
    bjos

    BeantwoordenVerwijderen
  10. Que aventura! e as tuas maleitas? Nada melhor que uma vinda até à tua terrinha, encheres a barriga de castanhas assadas e um pouquinho de sol para ficares boa!

    BeantwoordenVerwijderen
  11. Hope everything gets better with you, Sonia. In the states it was like that too. 15 minutes was a very long time to be with a doctor. I only have good things to say about my doctor in Amadora. By the way, are you still coming to Sintra this November? Hope so....be well.
    Mary

    BeantwoordenVerwijderen
  12. bolas...
    mal por mal, ainda prefiro os daqui.... pelo menos tenho escolhido bem e ficado contente com o que escolho.

    BeantwoordenVerwijderen
  13. Sónia, talvez tenhas tido azar mesmo. Os meus pais moraram 3 anos na Holanda (Maastricht), tiveram um médico de família e lembro-me que o meu avô numa visita lá apanhou um início de pneumonia. Foi tratado pelo médico de família que foi lá a casa várias vezes. Foi muito bem tratado sem recorrer aos milhares de exames que fazem aqui. E curou-se rápido (o que para ele é um milagre, que adora andar em médicos e hospitais).
    A ginecologista que me seguiu na 1ª gravidez era tal e qual a tua descrição, e paga a peso de ouro (por mim), se eu chegava mais de 5 minutos atrasada mandava-me embora. Ainda para mais foi uma péssima profissional.

    BeantwoordenVerwijderen
  14. Aloha ##NAME##,
    I'm a visitor from Hawaii and just found your post ##TITLE##. I like it... it's interesting so I decided to read and say hi. Although my interests are mostly about kissing picture related information right now, your blog got my attention and was a nice change. Thanks for your nice blog ##NAME##, I think I'll tell my cousin to stop by if that's okay.
    ~ Aloha ~

    BeantwoordenVerwijderen