donderdag 10 november 2005

ik leer breien (eu aprendo a tricotar)

vintage boekjes

a semana passada chegaram estes livros. sao em holandes. sao livros escolares, datados entre os anos 30 e os anos 70. os mais engracados sao os das manualidades, os que ensinam a tricotar, em dois volumes, com padroes para roupa de bonecas e a explicacao de todo o processo de fabrico da la, desde a tosquia ate a venda na loja. estes livros levam-me a outros tempos, nem sei porque esta notalgia, parece que retro esta na moda. nos tempos da avo do S. so havia quatro tipos de la: bebe, media, grossa e desportiva, tricotavam-se muitas meias e nunca com agulhas acima do tamanho quatro. desses tempos calhou-me o koker (canudo) das agulhas com as respectivas. as minhas nao cabem la.

o que a avo tricotava: vintage knitting patterns.

oma's koker

tambem gosto do livro de algebra, ainda em perfeito estado, se olhar com atencao vejo a escrita calcada de alguem que hoje podera ser mais velho que o meu pai. fascinante.

11 opmerkingen:

  1. A Prickly Retort
    Does being covered with quills make one an eloquent word crafter ?" Also, I have been warned to be careful when I step out of doors, lest fisher cats devour me.
    Find out how to buy and sell anything, like things related to how to repair a road bicycle on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like how to repair a road bicycle!

    BeantwoordenVerwijderen
  2. Olá Sonia...
    é com muito gosto que vou lendo o teu blog, venho cá um vez por dia mas nem sempre faço um "comment" pois não gosto de escrever, sou muito dislexico.
    O teu blog serve para matar saudades de tempo que tive na Holanda a estudar. Hoje em dia ainda sei dizer mal coisas como:
    - Je Bent erg Mooi
    - Stormvloed Koring (vale bem ir lá, tem uma exposição permamente com fotos e filmes muito giros)
    -Goed morgen
    -Alstublieft
    enfim...
    adeus até amanhã.

    BeantwoordenVerwijderen
  3. O passado tras nostalgia. Eu também tenho algun livros assim que eram do meu pai.

    BeantwoordenVerwijderen
  4. Adoro esses livros velhinhos.
    Estás com vontade de meter a mão no tricot....

    BeantwoordenVerwijderen
  5. Os livros devem ser fantásticos!
    Boa sorte no tricot!
    *

    BeantwoordenVerwijderen
  6. olá, sónia:
    vou esta semana a utrecht (dois dias - 4a e 5a) e queria "cuscar" lãs, para variar das de lisboa.
    podes indicar-me algumas lojas?...

    acastro

    BeantwoordenVerwijderen
  7. Oh een Jaap en Gerdientje, ik heb er ook twee die nog van mijn vader waren.

    Dat breiboekje ziet er ook leuk uit al kan ik me niet herinneren dat ik dat ooit op school heb gehad. Ik heb wel op school leren breien, maar dat leren ze de kinderen nu alleen nog maar op de vrije school ;0(

    BeantwoordenVerwijderen
  8. Adorei os livros e o canudo das agulhas! Tb tenho saudade de fazer tricot. Quando era pequena fazia alguma coisita com a minha mãe. Agora que o frio começa a apertar apetece-me fazer um cachecol( bem simples!)

    BeantwoordenVerwijderen
  9. adoro o canudinho para as agulhas...

    BeantwoordenVerwijderen
  10. yeah...eu tambem gosto muito do porta agulhas! E vejo que gostas muito de colecionar livros. A Sandra tem uns lindos de trabalhos manuais. Desculpa ser chata Sónia, mas então Lisboa???

    BeantwoordenVerwijderen
  11. Os livros devem ser lindos! Acho que num dos encontros de tricot estive ao teu lado, porque reconheci esse canudo das agulhas, que na altura achei muito bonito :)

    BeantwoordenVerwijderen