zondag 20 november 2005

sinterklaas (sao nicolau)

water

entretanto ha duas semanas no pais. ontem chegou a eemnes e nos fomos espera-lo. sinter klaas ou melhor sao nicolau. diz a historia um bispo oriundo de myra (algures na asia provavelmente na turquia), que com os seus ajudantes, zwart piet (pedro preto), presenteia as criancas bem comportadas. a festa celebra-se em grande desde tempos medievais. a 5 de dezembro, data da morte do santo, as criancas recebem os presentes.

factos e lendas:
- porque e que o sinter klaas todos os anos viaja desde espanha, afinal nao era turco?
- o que faz o sinterklaas no verao? fica a banhos em benidorm? com tanto holandes na costa brava porque e que nunca ninguem o ve ?
- porque e que os ajudantes sao pretos? diz-se que eram ajudantes italianos, criancas que limpavam chamines. era italia, espanha ou turquia ?
- porque e que chega a holanda de barco a vapor?
- porque e que o cavalo do sinterklaas e branco e se chama americo ?
- porque e que os americanos transformaram o sinterklaas em 'santa claus' (vulgo pai natal) e qual a associacao com o natal?

ele acredita, e e isso que conta!

lars

boot

zwart piet + lars

4 opmerkingen:

  1. é, eu também fiquei com essas perguntas todas na cabeça quando me tentaram explicar. e já agora, porque é que o sr. são nicolau fica com os presentes este mês? as crianças não se teêm de portar bem o ano todo para os terem, é só neste período? é chantagem? porque saía-lhe mais barato não os comprar, se não os for entregar... *sigh*

    este país é um mistério. :)

    BeantwoordenVerwijderen
  2. confirmei com os meus colegas que essa coisa dos "zwaarte pieten" serem limpa-chamines e' uma invencao mais ou menos recente para contonar acusacoes de racismo. quando hoje contei que tinha "aprendido" que eram italianos, um deles olhou-me com ar surpreendido. "sempre ouvi dizer que eram mouros". ah pois

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Adoro o St Klaas! :)

    Ou devo dizer... adoro pepernoten!!! Que vicio! E Oliebollen!!! Nham nham!!!

    Do primeiro já tenho algum. E Speculaas. Do ultimo este ano não vou ter :(

    Não vai mesmo dar para ir ai este ano. É pena. Muito pena mesmo :(

    BeantwoordenVerwijderen